A Drag’eau SRL, com unidade brasileira no Rio de Janeiro ( RJ), desenvolveu uma metodologia para o tratamento físico destinado a circuitos semiabertos e fechados de água. O tratamento se baseia em um tripé que abrange a descalcificação de incrustações, a reversão de processos corrosivos e o controle biológico.

 

O sistema, denominado DS-i, consiste em um dispositivo de aço inoxidável  316L, semelhante a uma válvula, que é instalado na tubulação dos circuitos de água. O equipamento impõe ao fluxo um movimento centrípeto, associado a um espectro de ressonâncias que se propagam por todo o sistema. Os efeitos são a mudança do potencial eletroquímico (redox) da água para um ambiente de redução, o que ocasiona a reversão dos processos de corrosão e a presença de sólidos suspensos, ferro total e dissolvido.

José Antonio Teixeira Alves, diretor comercial da Drag’eau, explicou que a ressonância também age sobre os carbonatos de cálcio e magnésio naturalmente presentes na água, alterando o seu formato cristalino de “calcita” (incrustante) para o “aragonita” (não incrustante). Assim, ao invés de ocorrer o acúmulo destes minerais nas paredes das tubulações e trocadores, verifica-se a sua remoção gradativa até a limpeza completa. Este efeito é um alívio para empresas que utilizam reservatórios metálicos como caldeiras, que normalmente necessitam de revestimento para operar.  Os sistemas estão disponíveis na faixa de diâmetros que vai de  ¾ até 48 polegadas.

 

 

 

Leia também:

Agregar serviços, uma forma de lidar com a alta dos preços

Soldadoras portáteis a laser chegam com força ao mercado brasileiro


 

#Drageau   #tratamentoanticorrosão



Mais Notícias CCM



Novo livro aborda a Indústria 4.0 para empresas de diferentes tipos e portes

Casos brasileiros e aplicações reais envolvendo tecnologias digitais compõem os capítulos de um livro que será lançado em março.

09/03/2026


Parceria aprimora a deposição de fios metálicos a laser

Nova tecnologia promete reduzir o custo de reparos e da fabricação híbrida de componentes e ferramental para o setor metal mecânico.

09/03/2026


Distribuidora de aços anuncia novo diretor comercial

O Grupo Açotubo anunciou que Milton Fernandes assumiu a posição de Diretor Comercial.

09/03/2026